Radiestesia
A Radiestesia livre de conceitos esotéricos, mágicos ou divinatórios. Prospecção Águas Subterrâneas Mapeamento de radiações nocivas

A Radiestesia na internet

A internet é, sem dúvida, uma fonte inestimável de pesquisas. Mas no caso da Radiestesia em particular é preciso relevar artigos comerciais e espetaculosos. Em muitos casos o tema é tratado de uma forma tendenciosa e errônea, seja por ignorância ou até por má fé dos envolvidos.
Vamos analisar mais um caso de divulgação da Radiestesia na internet :
No Youtube encontramos alguns vídeos sobre o assunto. Vamos analisar aqui uma série de 4 vídeos realizada pela “TVE Lajeado” ( abaixo você encontra os links ).
Em primeiro lugar, estranhei uma emissora de TV produzir uma reportagem assim, sem critérios. Pelo que pude me informar, essa TVE Lajeado é uma retransmissora comunitária da TVE, que inseria matérias locais durante a programação e que a partir de 2003 encerrou essas atividades passando a ser apenas retransmissora. Por que sem critérios ? porque não há contraponto na reportagem, é mostrada apenas a forma de atuação de uma pessoa. Algo que se parece mais com uma propaganda pessoal do entrevistado.
Mas vamos ao conteúdo :
Nos primeiros dois capítulos é feita uma explanação sobre as radiações nocivas ( ou energias telúricas ). Dá pra se ter uma boa ideia sobre o assunto. Algumas ressalvas :
- Para um bom Radiestesista não é preciso que se tenha “energia forte” . O bom Radiestesista é uma pessoa que tem sensibilidade ideal aliada a muito treino e boa capacidade de objetividade.
- As superstições – em determinado ponto alguém afirma ter sido pesquisado que “gatos pretos” possuem sete camadas duplas de aura ( ou catorze camadas ). Quem pesquisou isso? De pesquisas concretas mesmo, o certo é que o nosso querido “gato preto”deve ser evitado por pessoas alérgicas.Uma pesquisa feita no Hospital de LongIsland College, em Nova York, revela que os donos de gatos pretos são bem mais suscetíveis a sintomas graves de alergia do que os que criam gatos de cores claras. Nos primeiros, a propensão à doença é quatro vezes maior. A alergista Rosa Maria Mazzuco, da Universidade Federal de Santa Catarina, teve acesso apenas aos resultados da pesquisa. Mas afirma que é possível que isso ocorra de fato. A causa da alergia, diz Rosa Maria, são proteínas contidas em fragmentos de pele — ou seja, na caspa dos gatos. "E essas proteínas mudam bastante, mesmo em animais da mesma espécie." Portanto, é possível que as substâncias dos gatos pretos sejam diferentes e mais eficientes em provocar alergia do que suas equivalentes em gatos claros.


Um outro ponto interessante é sobre o lado da cabeceira da cama, mas vou falar sobre isso em outro tópico para não estender demais este.
Já no terceiro capítulo...
Por diversas vezes é citada a palavra CURA. Cura através da energização. Isso é um perigo. É preciso muito cuidado ao se usar esse termo. Cura remete a curandeirismo e isto é crime ( art. 284° )
Em determinado momento, na primeira “cura” ou “energização”, após esfregar suas mãos e encostá-las no rapaz, começa a descrever uma série de sintomas que o consulente poderia sentir – isso chama-se sugestionar ( Valei-me meu São Kronnos )- até que ele concorde com algum. Impossível não sentir algum daqueles sintomas. Mesma técnica usada depois por ele em uma escola.
Resumindo : Tem-se uma boa ideia sobre o assunto, alguns tópicos são interessantes, mas peca pela mistificação sobre o assunto e pela falta de contraponto.
Fica minha sugestão para que vejam os vídeos e tirem suas próprias conclusões.
0 comentários: