Radiestesia
A Radiestesia livre de conceitos esotéricos, mágicos ou divinatórios. Prospecção Águas Subterrâneas Mapeamento de radiações nocivas

Prospecção de Águas Subterrâneas (1)

Marcação de Poços

Não se trata simplesmente de procurar água num terreno, já que há água praticamente em toda parte, a uma profundidade maior ou menor. A radiestesia permite a elaboração de mapas hídricos subterrâneos e a localização, em determinada área, dos pontos mais favoráveis para a cavação ou perfuração de poço, com previsões de pressão, vazão, profundidade e salubridade.

A sensibilidade a água é a mais comum, e, segundo pesquisas já realizadas, 50% das pessoas podem ver a varinha virar em suas mãos – neste tipo de prospecção a varinha é preferida em relação ao pêndulo, por ser menos sensível e propiciar mais segurança. O fato de essa sensibilidade ser comum não significa que a prospecção de água seja fácil. Ao contrário, ela exige muita dedicação e treino.
Após o levantamento dos recursos de água de uma propriedade, o planejamento do local do poço é feito levando-se em conta as necessidades do proprietário da área – proximidade a casa, caixas d’água, planejamento de novas construções, irrigação, etc.

Diferença entre Poço Comum e Poço Perfurado

Poço Comum -
Esse tipo de poço raramente ultrapassa 25m de profundidade. Apresenta sérias fontes de limitação, como a constituição das camadas do subsolo, perigos de desmoronamento, presença de pedra dura, falta de oxigênio além dos 20 m, risco do escapamento de gases e outros riscos de acidentes. Por essas limitações, pega choros superficiais na maioria dos casos, sem chegar até os veios.
Devido ao seu diâmetro, porém, em geral igual ou maior de 1 m , o poço comum funciona como um coletor eficiente de água, mas dificilmente passa da produção de 1000 litros por dia, limite que o poceiro pode alcançar trabalhando sem a ajuda de uma bomba, mesmo que haja possibilidade de pegar mais água cavando mais fundo. Com a ajuda de uma bomba, um poço pode atingir excepcionalmente uma vazão de 5000 litros de água por hora.
Quanto às condições de higiene, dependem da existência e tipo de revestimento. O poço comum dificilmente atinge o nível de higiene do perfurado. Mas custa muito menos. O recomendado é um revestimento integral com tubos de concreto próprios para isso ou tijolos de boa qualidade.

Poço Perfurado-
A perfuração tem, em geral, diâmetro reduzido, variando de 6 a 20 polegadas. É um fraco coletor de água. Por conseguinte, deve descer obrigatoriamente até a profundidade dos veios. Permite a exploração de lençóis e o bombeamento de até 100.000 litros de água por hora, dependendo do seu diâmetro.
Esse tipo de poço requer investimento considerável e, frequentemente necessita de técnicas onerosas, como a colocação de filtros e a recuperação da porosidade das paredes da perfuração (desenvolvimento do poço), porém suas condições de higiene são as melhores possíveis.

Veja no link abaixo uma matéria do "Diário do Nordeste" sobre o trabalho radiestésico na marcação de poços :

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=357117

Obs.: Relevem os comentários e citações da matéria sobre misticismo, mágica e afins.

1 comentários:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.